Hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é quando a pressão exercida pelo sangue em movimento na parede das artérias é muito forte, ficando acima dos valores normais. As artérias são vasos que levam sangue para todas as partes do nosso organismo.
2 – Quais são os sintomas?A hipertensão arterial é denominada por muitos médicos como o “assassino silencioso?, por apresentar, muitas vezes poucos ou nenhum sintoma. Apesar dessa característica, há várias pistas que podem nos orientar precocemente para sua identificação. A principal pista é a presença de pais ou irmãos com pressão alta. Nesta situação, deve-se regularmente avaliar a pressão arterial, pois existe uma forte predisposição genética para o desenvolvimento de pressão alta no futuro. Apesar de serem raros os sintomas específicos da hipertensão, a presença da dor de cabeça (na nuca), principalmente ao acordar, a visão de pontos luminosos (como se fossem vagalumes) e a história de sangramento nasal (epistaxe) sugerem a presença de pressão alta.
3 – Como diagnosticar?A pressão arterial é representada por dois valores, um máximo (pressão sistólica) e um mínimo (pressão diastólica), e é expressa em milímetros de mercúrio (mmHg). A pressão arterial é ótima quando a máxima é menor ou igual a 120 e a mínima menor ou igual a 80. A pressão é alta quando a máxima é igual ou superior a 140 e a mínima igual ou superior a 90. A medida de pressão deve ser feita em ambiente tranquilo, devendo o paciente evitar a ingestão de café e o uso do cigarro por pelo menos 30 minutos e estar com a bexiga vazia. Ocasionalmente, a pressão arterial poderá estar elevada durante momentos de estresse ou durante a realização de exercícios. Por outro lado, ela é normalmente baixa durante repouso ou quando dormimos.
4 - Como tratar?
O objetivo do tratamento é controlar a pressão para evitar as complicações e ter uma vida saudável. Faz parte do tratamento:
-Dieta alimentar com baixa taxa de sódio;
-Atividade física regular;
-Redução de peso;
-Redução de ingestão de álcool;
-Parar de fumar;
-Medicamentos orais.
Angina do peito, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e renal e o acidente vascular encefálico (“derrame cerebral?).
6 – O hipertenso pode levar uma vida normal?Sim, em termos. Pode levar uma vida como qualquer outra pessoa, desde que siga corretamente todas as instruções do tratamento e faça as medidas de pressão e demais exames regularmente, com o acompanhamento médico. Lembre-se que o tratamento é para toda vida.
7 – Existe algum tipo de prevenção para a hipertensão?
-Manter o peso controlado;
-Praticar regularmente atividades físicas;
-Não fumar;
-Não beber bebidas alcóolicas de forma exagerada;
-Não abusar dos alimentos salgados.
Unidade 1
Rua Américo Brasiliense, 807 - Centro - Ribeirão Preto - SP
(16)3636-3700
(16)3636-3709
labdrmello@gmail.com
Unidade 2(IAMSPE)
Rua Américo Brasiliense, 1262 - Centro - Ribeirão Preto - SP
(16)3964-5656/3636-0026
atendimentodrmello@gmail.com
Laboratório de Microbiologia e Analises Clínicas Dr. Mello
CNPJ: 50.490.820/0001-87
Diretores Técnicos
Dr. Luiz Alberto Sader Gasparotto - bioquímico clínico - CRF-SP 6621
Dr. Amauri Cezar Romano - bioquímico clínico - CRF-SP 6281